História da cidade de Paraná

Brasão da cidade de ParanáNesta página, você paranaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Paraná Rio Grande do Norte - RN Histórico Ao redor de uma lagoa, situada nas proximidades de hoje Paraná, tornou-se outrora, um núcleo populacional denominado Lagoa da Serra. Tendo como primeiro habitante e fundador o Senhor Francisco Soares de Andrade, originário da comunidade Sítio Algodão, município de Lastro-PB, tendo sido o primeiro dono legal das terras por compra feita a posseiros oriundos de Icó-CE, em 1888, de nome: Antônio Fernandes. Tendo construído a primeira casa de taipa, onde foi propriedade do Senhor Nestor Pamplona. Em razão da Lagoa referenciada anteriormente, determinou que fosse chamada de Paraná, por achar bonito esse nome, e por morar as margens da Lagoa um senhor chamado Vicente Paraná, que veio ali residir, trazido pelo senhor Francisco Soares de Andrade, vindo de Santa Gertrudes-PB, e por que todos os habitantes gostavam de se deslocar até a casa do mesmo, ou seja, Vicente Paraná, para visitá-lo, daí todos começaram a dizer que iam para Paraná, ficando assim incrustada na mente dos moradores circunvizinhos, este nome. Gentílico: paranaense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Paraná, pela lei estadual nº 2772, de 10-05-1962, subordinado ao município de Luiz Gomes. Elevado à categoria de município com a denominação de Paraná, pelo decreto estadual nº 2842, de 26-03-1963, desmembrado de Luiz Gomes. Sede no atual distrito de Paraná. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE