História da cidade de Januário Cicco

Brasão da cidade de Januário CiccoNesta página, você januarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoamento das terras que constituem o município de Boa Saúde teve início na primeira metade do século XIX, com a expansão de São José de Mipibu. Documentos comprovam a existência de habitantes na região bem antes de 1859. Existe mais de uma versão quanto à origem do nome Boa Saúde. Uma de que romeiros teriam trazido a imagem de Nossa Senhora da Saúde, do Juazeiro no Ceará, e que a partir daí o povoado passou a chamar-se Boa Saúde. Outra de que a família Cachoeira teria construído uma capela dedicada à Nossa Senhora da Saúde, depois que uma pessoa da família curar-se ao se banhar no rio onde existia muito muçambê. E, ainda, de que um viajante teria adoecido e ao ficar curado quando de passagem pela localidade, hospedado na casa de Antônio Badamero, teria exclamado: este é um lugar abençoado, um lugar de muita saúde. O movimento pela emancipação política foi iniciado no final da década de 1940, tendo como principais lideranças Antônio Augusto de Souza, Manoel Teixeira de Souza e Manoel Ribeiro de Andrade. A criação do município ocorreu em 11 de dezembro de 1953, com a denominação de Januário Cicco, em homenagem ao Dr. Januário Cicco, médico nascido em São José de Mipibu. Depois de 37 anos como Januário Cicco, em 02 de fevereiro de 1991, o município voltou a chamar-se Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação de seus habitantes, alicerçada na tradição e na devoção à Nossa Senhora da Saúde.

Fonte: Boa Saúde (RN). Prefeitura. 2016. Disponível em: http://www.boasaude.rn.gov.br/historia-do-municipio.html. Acesso em: jun. 2016.