História da cidade de Bom Jesus

Brasão da cidade de Bom JesusNesta página, você bom-jesuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região ocupou-se com lavoura e criação de gado desde a segunda metade do século XVIII. O primeiro possuidor de uma sesmaria ao redor da Lagoa da Panela foi o padre José Vieira Afonso. Em 1820, José Felix do Rego Barros recebia posse na Lagoa da Panela, que no decorrer do século XIX, passou a denominar-se no plural, Panelas. Afirmam o topônimo anunciar velha indústria oleira, com fundamentos orais. Em 1877, o historiador Ferreira Nobre citava Panelas, povoação com feira e policiamento, a nove léguas de Natal, que outrora se denominava por Capoeiras. Apenas em 1936, o município teve seu nome mudado para Bom Jesus.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 166.