História da cidade de Janduís

Brasão da cidade de JanduísNesta página, você janduiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Janduís Rio Grande do Norte - RN Histórico INICIALMENTE, era o sítio de São Bento estrada para a Paraíba, rumo ao riacho dos Porcos. Sua posição, no cruzamento de caminhos, ângulo de convergência de fazendas de gado e sítio agrícolas, deu origem ao povoamento da região e do futuro município. Cauto Gurgel do Amaral foi, indiscutivelmente, o fundador do povoado, porquanto quase toda a terra lhe pertencia. Além de ter doado o terreno foreiro para o Padroeiro, foi o espírito incentivador local. O município é sede de comarca de primeira entrância. Gentílico: janduiense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Getúlio Vargas, pelo decreto estadual nº 603, de 3110-1938, subordinado ao município de Caraúbas. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Getúlio Vargas, figura no município de Caraúbas. Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Getúlio Vargas passou a denominar-se Janduís. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Janduís ex-Getúlio Vargas, figura no município de Caraúbas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Janduís, pela lei estadual nº 2746, de 07-05-1962, desmembrado de Caraúbas. Sede no antigo distrito de Janduís ex-Getúlio Vargas. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-06-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Getúlio Vargas para Janduís alterado, pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943.

IBGE