História da cidade de Augusto Severo

Brasão da cidade de Augusto SeveroNesta página, você augusto-severense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os primeiros habitantes da Serra Cepilhada (denominada atualmente de serra de João do Vale) foram os índios Pêgas, pertencentes à nação dos tapuias que habitavam os sertões. Embora existam registros que comprovam a presença humana nas terras do município em períodos bem mais remotos por volta de 4.000 a 3.000 anos atrás: essa afirmação tem embasamento mas inúmeras gravuras e pinturas rupestres espalhadas pelo território municipal, sendo que nesse aspecto podemos destacar as gravuras da Fazenda Boa Vista (laje do menino), do Assentamento Nova Vida, da Santa Maria, do Creca e as pinturas rupestres na pedra do moleque no pé da serra do Cuó e na Santa Maria entre tantas outras. A área onde se localiza o município começou a ser colonizada pelo homem branco nas primeiras décadas do século XVIII, com a construção da Fazenda Campo Grande, pelo Capitão-mor Manoel Ignácio D?Oliveira Gondim, também chamado de Capitão Gondim. A região passou a se chamar Campo Grande devido às extensas campinas situadas à margem esquerda do rio Upanema, campinas essas bastantes propícias à atividade agro-pastoril. Nos idos de 1761, o sargento-mor João do Vale Bezerra adquiriu, em hasta pública, as terras da serra Cepilhada, pertencentes anteriormente ao português Gondim, surgindo então à povoação de Campo Grande e a história de uma serra que com o passar do tempo passou a ser chamada de Serra de João do Vale. Foram construídas casas para a família e descendentes de João do Vale e foi edificada uma capela em homenagem à Senhora Sant?Ana.

Fonte: Campo Grande (RN). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.campogrande.rn.gov.br/190/DadosMunicipais/. Acesso em: ago. 2015.