História da cidade de Coronel Ezequiel

Brasão da cidade de Coronel EzequielNesta página, você coronel-ezequielense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A fundação do povoado é atribuída a José Joaquim da Silva que, no século XVIII, instalou uma fazenda de gado no local conhecido por Riacho Melão. Segundo a tradição, em 1861, ergueu-se uma capela dedicada a Nossa Senhora do Amparo, para livrar os moradores da ?peste grande? conhecida como cólera-morbo, que assolava a região desde 1856. Crescendo o povoado, a capela foi reconstruída em lugar elevado, para propiciar o desenvolvimento. Erigiram-se armazéns destinados à guarda de algodão, casa de mercado, três ruas, casas de moradia esparsas, já em 1925. O topônimo Coronel Ezequiel é homenagem ao ilustre paraibano e presidente da intendência nos triênios de 1911-1913 e 1920-1922, que aí viveu muito tempo e contribuiu para o engrandecimento da localidade.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 175-176.