História da cidade de Cerro Corá

Brasão da cidade de Cerro CoráNesta página, você cerro-coraense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1764, recebendo duas sesmarias (doações de terra por parte da coroa portuguesa) de três léguas por uma, Adriana Holanda de Vasconcellos tornou-se a primeira proprietária no atual município. Posteriormente, doou parte da serra a Nossa Senhora de Santana, surgindo, daí, o nome Serra de Santana, estendido a todo o sistema de serras vizinhas. O local da atual cidade era ocupado, em 1886, pelo sítio Barro Vermelho, pertencente ao Major Lula Gomes, que ali fundou o povoado, conhecido como Caraúbas, nome de uma espécie vegetal encontrada no lugar. Este dedicou 21 anos a tornar o lugar melhor e próspero. As ideias de Lula Gomes foram realmente seguidas por Manuel Osório de Barros. Ele organizou o comércio, fomentou a feira, abriu estradas, ajudou a fixar moradores, substituiu casas de taipa por tijolo. Em 1922, o povoado teve seu nome mudado para Cerro Corá, uma homenagem ao derradeiro momento histórico da guerra do Paraguai.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 172-174.