História da cidade de Brejinho

Brasão da cidade de BrejinhoNesta página, você brejinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Situado na região do agreste Potiguar, é difícil precisar a época exata do início do povoado. Sabe-se, no entanto, que seu povoamento foi iniciado no século XVII, através da concessão das terras em Arês e Goianinha, utilizadas na criação de gado, em atividades agrícolas, nas culturas de algodão, cana-de-açúcar, feijão e mandioca, entre outras. Brejos existentes na localidade onde hoje assenta-se o município, deram origem ao nome do povoado, que segundo o historiador Câmara Cascudo, chamou-se primeiramente Abrejava, nome do olho-d?água que formam os brejos. Como era pequeno passou a ser chamado de Brejinho.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 166-167.