História da cidade de Quatro Pontes

Brasão da cidade de Quatro PontesNesta página, você quatro pontense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A localidade de Quatro Pontes surgiu na década de 50, através da colonização organizada por uma empresa industrial madeireira. A previsão de estabelecimento de núcleos urbanos, estrategicamente localizados dentro da gleba, concretizou-se e resultou em localidades como a cidade de Quatro Pontes. A partir de 1951, começaram a se estabelecer os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quatro Pontes era então uma vila com um armazém de provisões gerais para atender as necessidades da população, a igreja, a escola e algumas casas. A maioria dos colonos estava estabelecida na área rural. A extração da madeira foi uma das primeiras atividades comerciais importantes, que permeou a ocupação da região e favoreceu o surgimento de indústria de beneficiamento de madeira, fomentando o comércio e atraindo habitantes de áreas adjacentes. Esse polo viabilizou o surgimento do município de Quatro Pontes.

Quatro Pontes (PR). Prefeitura. 2017. Disponível em http://www.quatropontes.pr.gov.br/municipio/2-historia.html. Acesso maio: 2017.