História da cidade de Marechal Cândido Rondon

Brasão da cidade de Marechal Cândido RondonNesta página, você rondonense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Marechal Cândido Rondon é uma cidade típica germânica onde os traços do povo e as construções enxaimel preservam a cultura européia. A ocupação do território local foi estimulada a partir das ações da Empresa Colonizadora, denominada Industrial Madeireira Rio Paraná S/A ? Maripá, em meados dos anos cinqüenta. A busca do alargamento da fronteira agrícola, aliada à proposta de exploração da erva mate, a policultura de subsistência, dentre outros fatores econômicos, foram determinantes à formação do núcleo populacional que deu origem ao município de Marechal Cândido Rondon. A Companhia Colonizadora Maripá, além de explorar as riquezas vegetais presentes no território Oeste do Paraná, desmembrou o espaço em pequenas propriedades rurais e comercializou-as para colonos oriundos dos vizinhos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1953, a vila General Rondon passou a ser distrito de Toledo e, em 25 de julho de 1960, passou à condição de município, recebendo o nome de Marechal Cândido Rondon. A emancipação política do município foi em 1960.

Marechal Cândido Rondon (PR). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.mcr.pr.gov.br/nossacidade. Acesso em: ago. 2015.