História da cidade de Hugo Napoleão

Brasão da cidade de Hugo NapoleãoNesta página, você hugo-napoleonense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Hugo Napoleão Piauí - PI Histórico O nome atual do município não tem nenhuma ligação com sua origem. O nome original era Lagoinha dos Mota, em virtude de uma fazenda existente na área cujo proprietário chamava-se Dorotéo da Mota. Quando surgiu a idéia de transformar o povoado em cidade veio a necessidade de erguer as edificações em outro ponto que não fosse tão próximo da lagoa. Ainda hoje na cidade existe o bairro Lagoinha dos Mota, onde tudo começou no início do século 19. O primeiro registro para emancipar ' Lagoinha' data de 1920. Os primeiros moradores do povoado foram Manoel Raimundo Costa, Mariano Gomes da Costa e Elizeu que foi o primeiro comerciante da área. Lagoinha só conseguiu sua autonomia administrativa em 1963. A ela foi dado o nome oficial de Hugo Napoleão, em homenagem a um embaixador Americano casado com uma piauiense. Gentílico: hugo-napoleonense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Hugo Napoleão, pela lei estadual nº 2512, de 02-12-1963, desmembrado de Regeneração. Sede no atual distrito de Hugo Napoleão ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-04-1964 . Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE