História da cidade de Angical do Piauí

Brasão da cidade de Angical do PiauíNesta página, você angicalense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Angical do Piauí Piauí - PI Histórico A Região de Angical do Piauí teve como primeiros habitantes os índios-pilões, cujos vestígios, tais como: cercas de pedras, furnas e pilões, ainda existem. Três famílias tradicionais - Gomes, Santos e Soares - sucederam aos índios. Os Gomes, originários do Ceará, foram, inicialmente, representados pelo coronel João Gomes Gonçalves Lemos; os Santos pertenciam à própria localidade e os Soares, procedentes do Maranhão, tiveram como primeiro representante o major Inácio Soares do Nascimento. Somente em 1944, por iniciativa de Joaquim Gomes da Costa, foi erigida a primeira capela do local, sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. Atraída pela fertilidade do solo, muita gente para lá afluiu. Gentílico: angicalense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Angical do Piauí, pela lei estadual nº 1054, de 24-07-1954, desmembrado de Amarante. Sede no atual distrito Angical do Piauí ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-12-1955. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE