História da cidade de Oriximiná

Brasão da cidade de OriximináNesta página, você oriximinaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Datam de 1877 as primeiras notícias do desbravamento feito pelo padre José Nicolino de Souza, natural de Faro, neste Estado, a esta parte de terras firmes, situadas à margem esquerda do rio Trombetas, onde fundou uma povoação, designando-a Uruã-Tapera ou Mura-Tapera, a qual, em 1886, foi elevada à categoria de freguesia de Santo Antônio do Uruã-Tapera, pelo Dr. Joaquim da Costa Barradas, presidente da Província do Pará e desembargador do Maranhão. São imprecisos os dados quanto à vida da freguesia do período de sua criação até 9 de junho de 1894, quando o então governador do Estado, Dr. Lauro Sodré, elevou-a à categoria de vila, já com a denominação de Oriximiná, criando o município cuja instalação deu-se a 5 de dezembro do mesmo ano.

Oriximiná (PA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1957. v. 14. p. 438-444. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_14.pdf. Acesso em: ago. 2015.