História da cidade de Juruti

Brasão da cidade de JurutiNesta página, você jurutiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Juruti foi uma aldeia de índios Mundurucus, fundada, segundo Ferreira Pena, em 1818 e sujeita à direção de um missionário com poderes paroquiais. Possuiu uma pequena igreja construída pelos índios, em tudo dependente do auxílio da Fazenda Pública do Pará. Teve a categoria de freguesia sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde, dada pelo Governo Provincial do Pará, que, em execução à Lei Geral do Império, de 29 de novembro de 1832, que promulgou o Código de Processo Criminal, a considerou como fazendo parte do Termo de Faro, nas sessões do Conselho do Governo da Província do Pará de 10 a 17 de maio de 1833, quando foi feita a divisão da província em termos e comarcas.

JURUTI (PA). In: Enciclopédia dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1957. v. 14. p. 398-402. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_14.pdf. Acesso em: 04 jan. 2016.