História da cidade de Salto do Céu

Brasão da cidade de Salto do CéuNesta página, você saltense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

HISTÓRIA As origens do município estão no desdobramento dos assentamentos de colonos da Colônia Rio Branco, a partir de 1960. Dando prosseguimento à procura de glebas aptas para produção de cereais, João Augusto Capilé Filho, chefe da Comissão de Planejamento da Produção, penetrou em terreno de mata fechada acima do Rio Branco, tendo a impressão que entrava em região virgem, intocada, tal a imponência que apresentava a floresta. Subindo o Rio Branco, Capilé escutou o rumor de um salto. Procurou conhecê-lo e se deparou com uma enorme queda d?água. Impressionado pela altura denominou-o Salto do Céu. Em homenagem à queda d?água, o lugar de assentamento dos colonos adotou o nome de Salto do Céu. A chegada de João Carreiro de Sá e de Cipriano Ribeiro Sobrinho assinalou o início da ocupação da terra em Salto do Céu. Os dias de abertura foram todos árduos, pois o trabalho era feito com foice, facão e machado. O município foi criado em 13 de dezembro de 1979, pela Lei nº 4.152.

Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM