História da cidade de São Sebastião do Maranhão

Brasão da cidade de São Sebastião do MaranhãoNesta página, você maranhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São Sebastião do Maranhão Minas Gerais - MG Histórico O primeiro homem branco a se fixar na região, cujo nome se conhece, foi Antônio Maranhão, de cujo sobrenome veio o topônimo, anexado ao nome do santo padroeiro da localidade. Admite-se que a chegada desse primeiro morador se tenha dado no ano de 1900, embora não se conheçam documentos positivos a respeito. Em 1907, outros habitantes se fixaram, ocupando-se em atividades temporárias. Foram eles Francisco, cognominado 'Chico Margarida', Furbino Coelho e Antônio Soares Pimenta. Este último, juntamente com seu filho, foi dos moradores que se bateram pela elevação do povoado à categoria de distrito, o que veio acontecer a 7 de setembro de 1923, tendo o novo distrito recebido o nome de 'Murubau', denominação que não conseguiu apegar-se ao uso local, voltando, mais tarde, a ser substituída pelo antigo nome de São Sebastião do Maranhão. Gentílico: Formação Administrativa Em 1947, foi criado o município, composto de três distritos, o da sede e os de 'Mãe dos Homens' e 'Santo Antônio dos Araújos'.

IBGE