História da cidade de São José do Jacuri

Brasão da cidade de São José do JacuriNesta página, você jacuriense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São José do Jacuri Minas Gerais - MG Histórico Os primeiros habitantes da região onde se localiza o município eram índios Malalis e Coropós. Os primeiros brancos que se fixaram aí, foram os paulistas em busca de ouro. Não há documentação segura que revele com exatidão a data de ocupação e nem o nome dos desbravadores. Sabe-se, contudo, que já em 1852 o povoado tinha certa importância, pois nesta data foi elevado a Distrito de Paz e Curato, recebendo na mesma ocasião, o nome de São José do Jacuri, nome que conserva até hoje. Desde que os primeiros moradores aí se fixaram em razão do ouro e, computando-se diversos dados sobre a população local, pode-se calcular a data de exaustão das minas. Realmente, a população veio crescendo até 1890, quando atingiu quase 8 mil habitantes na sede do povoado; 10 anos depois, em 1900, estava a população reduzida a 3.304 habitantes, parecendo ter sido nessa época a cessação das atividades mineiras, passando então a agricultura e a pecuária a assumir a importância principal na vida econômica do município, o que vem acontecendo até nossos dias. Gentílico: Formação Administrativa O Distrito de São José do Jacuri foi criado pela Lei Provincial nº 575, de 04 de maio de 1852. O município o foi pela Lei Estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, com território desmembrado do município de Peçanha, a cuja jurisdição administrativa pertencia, como distrito, desde 25 de outubro de 1875. Antes estivera sob a dependência sucessiva dos municípios de Minas Novas, Serro e São João Batista. A instalação solene do novo município deu-se em 1º de janeiro de 1954, sendo jurisdicionado à Comarca de Peçanha.

IBGE