História da cidade de Capitão Andrade

Brasão da cidade de Capitão AndradeNesta página, você capitão andradense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

CAPITÃO ANDRADE Minas Gerais - MG HISTÓRICO A região onde se localiza o município foi desbravada por volta de 1897, pelo turco de nome Oribe, vindo da zona da mata, que se apossou das terras à margem esquerda do ribeirão que atravessa a cidade. O povoado surgiu com o nome de Café ou, simplesmente, Cafezinho, e foi elevado à categoria de Distrito em 1962, com a denominação de Capitão Andrade. Tornou-se município em 1992, desmembrando-se de Itanhomi. A região é composta de planícies e planaltos da bacia hidrográfica do rio Doce, e apresenta serras como Macuco, Soarabelli e do Macaco Seco. GENTÍLICO: capitão andradense FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA O Distrito foi criado com a denominação de Capitão Andrade, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, subordinado ao município de Itanhomi. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o Distrito de Capitão Andrade figura no município de Itanhomi. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991 Elevado à categoria de Município, com a denominação de Capitão Andrade, pela lei estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Itanhomi. Sede no antigo Distrito de Capitão Andrade. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE - Secretaria da Cultura - Confederação Nacional de Municípios