História da cidade de Morrinhos

Brasão da cidade de MorrinhosNesta página, você morrinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em princípios do século XIX, Antônio Corrêa Bueno e seus irmãos, Inácio e Pedro Corrêa Bueno, naturais de Patrocínio, Minas Gerais, chegam às terras do atual município de Morrinhos. Destes, apenas o primeiro atraído pela beleza da região e pela fertilidade do solo, resolveu fixar-se ali, dedicando-se à agricultura e à pecuária, em pequena escala. Dadas as condições oferecidas pela região, diversas famílias de Minas Gerais e São Paulo para ali se dirigiram, aglomerando-se em volta da igreja, formando o povoado, que recebeu a denominação de Nossa Senhora do Carmo. Os primeiros padres a se fixarem no local foram Aurélio e Primo Scussolino. O local recebeu vários nomes ao longo dos anos: Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos, Vila Bela do Paranaíba e Vila Bela de Nossa Senhora do Carmo de Morrinhos. Em 26 de março 1845, o capitão Gaspar Martins da Veiga doou 600 alqueires ao lugarejo, que se tornou Vila Bela de Nossa Senhora do Carmo de Morrinhos. A designação se remete a três acidentes geográficos da região: morros do Ovo, da Catraca e da Cruz.

Morrinhos (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://morrinhos.go.gov.br/site/?page_id=20. Acesso em: maio 2017.