História da cidade de Buriti Alegre

Brasão da cidade de Buriti AlegreNesta página, você buriti-alegrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1910 a Sra. Maria Teixeira, devota de Nossa Senhora D?Abadia fez a promessa de construir uma Capela em homenagem à santa que rege a sua fazenda, ?Fazenda Buriti?, situada às margens do Córrego das Antas, do proprietário Sr. Maneco, iniciando assim o marco da fundação do atual município de Buriti Alegre. A Capela foi construída pelo Cel. Leonel Antunes Maciel, servindo a princípio para a realização dos rituais em louvor à santa, surgido assim o povoado em torno. Nesse período (1921-1923), a Srta. Ana Rita do Espírito Santo faz uma doação de 64 alqueires de terras para a formação do patrimônio de Nossa Senhora D?Abadia. A elevação à categoria de vila coube ao Dr. Luís Ramos de Oliveira Couto, então juiz de Direito da comarca de Santa Rita do Paranaíba, a assinar a emancipação da então Nossa Senhora D?Abadia.? (BARBOSA, 1935, p.167) A primeira casa a construída foi do italiano Marcos Fanty, atualmente situada a Rua Dr. Americano do Brasil, com as mesmas características de sua construção. A origem do nome de ?Buriti? se deu devido à quantidade de palmeiras buriti presente na região, principalmente no brejo e ?Alegre? pelo canto de felicidade dos pássaros que desfrutavam de suas castanhas, permanecendo assim a então Buriti Alegre.

Buriti Alegre (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.buritialegre.go.gov.br/site/sobre-o-municipio/nossa-historia/. Acesso em: mar. 2017.