História da cidade de Jaupaci

Brasão da cidade de JaupaciNesta página, você jaupacino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Conta-se que o município de Jaupaci teve suas origens nas garimpagens de diamantes, quando em 1948 formou-se no local um acampamento de garimpeiros às margens do Rio Claro. E que em 1951, mudaram-se para lá várias famílias, como a do Sr. João Paraíba ou simplesmente 'o Paraibano', atraídas pelo precioso minério, que acabaram fixando residência no local povoando cada vez mais a região. O primeiro nome dado à localidade foi Monchão do Pacu, devido a área de garimpo ter este peixe em abundância. Tendo sido conhecido também como Jaú e Cipó. Já o topônimo de Jaupaci é em razão da união dos três travessões existentes no Rio Claro: Jaú, Pacu e Cipó.

Jaupaci (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.jaupaci.go.gov.br/pagina/160-historia-do-municipio. Acesso em: abr. 2017.