História da cidade de Guapó

Brasão da cidade de GuapóNesta página, você guapoense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As terras que formam Guapó pertenceram a Trindade. Como na maioria dos povoamentos goianos, a construção de uma capela foi o marco inicial da povoação. A doação do terreno foi feita por Manoel Pereira de Ávila. Inaugurada a capela em 1905 e diante do crescimento, o povoado, em março de 1914, foi elevado à categoria de distrito de Trindade com o nome de São Sebastião do Ribeirão e, com a transferência da capital do estado para Goiânia, foi desanexado de Trindade e incorporado às terras goianienses, pelo Decreto-Lei n.º 327, de 2 de agosto de 1935. O nome Guapó é de origem indígena (Tupi) e significa ?Comedor de raízes?.

Guapó (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.guapo.go.gov.br/pagina/125-histria. Acesso em: mar. 2017.