História da cidade de Abadia de Goiás

Brasão da cidade de Abadia de GoiásNesta página, você abadiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Até a emancipação, parte de Abadia era um distrito de Goiânia e parte era do município de Trindade. Em meados da década de 1950, Paulino Inácio Rosa e sua família chegam a essa região. Um dos filhos foi submetido a uma cirurgia de alta complexidade e a mãe prometeu construir uma capela se tudo corresse bem. Com a ajuda de outros moradores, foi inaugurada a igreja em 1963, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Abadia. Em seguida, foi escolhido o nome do povoado. A princípio seria Abadia dos Dourados em virtude do Ribeirão Dourados que se encontra próximo da região, mas prevaleceu o nome Abadia de Goiás. Loteamentos surgiram aos poucos, como Vila Nossa Senhora da Guia, Parque Isabel e Dom Felipe. Os moradores aprovaram a emancipação política por plebiscito em 1995 e a lei de criação do município foi sancionada no mesmo ano.

Abadia de Goiás (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.abadiadegoias.go.gov.br/Texto.asp?T=1. Acesso em: maio 2017.