História da cidade de Davinópolis

Brasão da cidade de DavinópolisNesta página, você davinopolino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1948, José David de Souza e sua esposa Dª Dorcília Cândida de Jesus doaram uma área de aproximadamente 10.000 m² à Prefeitura Municipal de Catalão para a construção de uma escola rural, dando origem ao município. Por volta de 1950, apareceram as primeiras casas nos arredores da escola, passando o local a ser conhecido pelo nome de Grupo. Naquele ano, foi construída a ponte sobre o Rio São Marcos, que além de facilitar o escoamento dos produtos da região deu grande impulso ao povoado. Passou a ser denominado Povoado da Barra, por sua proximidade das barras do Rio São Bento com o Rio São Marcos, e deste com o Rio Paranaíba. Em 1952, outra ponte foi edificada, então sobre o Rio São Bento, obra da maior importância para a localidade. O topônimo é em homenagem à família de David de Souza, cujo chefe, José David de Souza foi o fundador da localidade.

Davinópolis (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.davinopolis.go.gov.br/historia,IF,ODM.html. Acesso em: mar. 2017.