História da cidade de Morada Nova

Brasão da cidade de Morada NovaNesta página, você morada-novense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Morada Nova teve seu início pela instalação de duas fazendas à margem esquerda do Rio Banabuiú, pertencentes aos irmãos Alferes José de Fontes de Almeida e Capitão Dionísio Matos de Fontes, que ali se instalaram, remanescentes das plagas pernambucanas. Os irmãos Alferes e Dionísio, ambos de formação religiosa,solicitaram permissão para o então bispo de Pernambuco, Dom João da Purificação Marquez Perdigão, para a construção de uma capela. Através de uma consulta (plebiscito) aos habitantes da região, a escolha do local foi feita de forma democrática. Assim, pela maioria de votos foi escolhida a Fazenda Morada Nova (casa de José de Fontes) como novo local para a construção da capela, hoje a Igreja da Matriz, cujo padroeiro indicado no pedido foi o Divino Espírito Santo. A capela foi criada em 1873 e inaugurada no dia 1º de março de 1874, pelo Padre Francisco Álvares Lima, tendo como o primeiro administrador do patrimônio paroquial Eduardo Henrique Girão. Era uma região formada de ?fazendas de criar?, apoiadas no gado e na subsistência. Portanto, se fez Morada Nova, que recebeu esse nome originário da Fazenda Morada Nova, de José de Fontes, localizada ao nascente de uma lagoa. Segundo os antigos, na parte próxima à Fazenda, a lagoa era conhecida como ?Lagoa do Garrote? (hoje conhecida como Salina) e na parte de trás, como ?Lagoa da Escondida? (onde fica o conhecido Açude Velho). José de Fontes, orgulhoso por ter construído a capela em sua fazenda, logo levantou uma nova morada, e vindo seu irmão Dionísio fazer-lhe uma visita, no meio do percurso, ao ser indagado qual o seu destino, respondeu: ?Vou conhecer a Morada Nova do José de Fontes?, daí então o local ficou conhecido como Morada Nova.

Morada Nova (CE). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.moradanova.ce.gov.br/. Acesso em: ago. 2015. Pelosi Falcão, Márlio Fábio Ciará Terra do Sol - Genealogia e Toponímia dos Municípios Cearenses, Fortaleza; Gráfica Folha - 1999 Sampaio Filho, Dorian História dos Municípios do Ceará, Fortaleza; RBS editora - 2003