História da cidade de Tabuleiro do Norte

Brasão da cidade de Tabuleiro do NorteNesta página, você tabuleirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta do ano de 1770, o casal de origem portuguesa Francisco Alves Maia Alarcon e Luzia Maria Maciel comprou a fazenda São José para criar gado. Acometida de uma grave doença, Luzia Maciel prometeu que ergueria uma capela em louvor a Nossa Senhora caso se recuperasse. A capela foi erguida e em torno dela começou a crescer um povoado que teve várias denominações: Tabuleiro de Areia, Joaquim Távora, Ibicuipeba e, finalmente, Tabuleiro do Norte. A cidade foi emancipada de Limoeiro do Norte em 1957.

Tabuleiro do Norte (CE). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://tabuleirodonorte.ce.gov.br/divulgacao/historico-do-municipio. Acesso em: maio 2017.