História da cidade de Caucaia

Brasão da cidade de CaucaiaNesta página, você caucaiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Caucaia foi um dos primeiros núcleos de população do Ceará. Seu povoamento teve início quando chegaram ali os jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto, encarregados, pela Carta Régia de 22 de outubro de 1735, de iniciar na região uma segunda tentativa de colonização. Homens afeitos à catequese, os padres da Companhia de Jesus conseguiram aldear os índios ?caucaias?, transformando-os em amigos e auxiliares em sua missão. Por ocasião da luta entre o Marquês de Pombal e os jesuítas, o Governo português expediu, a 14 de setembro de 1758, ordem ao Ouvidor de Pernambuco, Bernardo Coelho Gama Casco, para sequestrar os bens desses religiosos naquela Capitania e suas anexas e para elevar à vila as aldeias indígenas que se encontravam sob a orientação dos jesuítas. O topônimo é de origem indígena e quer dizer ?mato queimado?, de caa (mato) e caia (queimado ou levemente), ou seja, ?bem queimado está o mato?.

Caucaia (CE). Prefeitura. 2010.