História da cidade de Iguatu

Brasão da cidade de IguatuNesta página, você iguatuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Na margem esquerda do rio Jaguaribe, na ribeira conhecida por Quixelô, em data ainda não desvendada pelos pesquisadores, o colono audaz ergueu moradia com cerca de pau-a-pique, assim fortificada contra possíveis ataques dos nativos que habitavam a região. Concedidas as sesmarias e instalada a fazenda, estava fincado o marco do Arraial que, com o estímulo do capitão-mor Salvador Alves da Silva, iria despontar nos idos de 1719, quando o coronel Gregório Martins Chaves é nomeado administrador-geral das terras situadas entre os sertões de Quixelô e São Mateus, carecidas de pacificação para o seu desbravamento. A tarefa de Martins Chaves não foi difícil tendo em vista que em 1707 o padre João de Matos Serra, prefeito das Missões, após ingentes sacrifícios, missionara os quixelôs no lugar denominado Telha, de onde haveria de surgir mais tarde a atual cidade do lguatu. Os indígenas, afeitos ao labor da terra, logo fizeram prosperar o povoado. A freguesia, criada por Decreto Provincial em 1831, sob a invocação de Nossa Senhora Santana, impulsionou o progresso da localidade, situada a mais de quatrocentos quilômetros do Governo da Província.

Iguatu (CE). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 16 p. 260-269. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_16.pdf. Acesso em: ago. 2015.