História da cidade de Prado

Brasão da cidade de PradoNesta página, você pradense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O município de Prado teve como origem uma aldeia de índios descendentes dos Aymorés se estabelecido antes do ano de 1755 na margem esquerda do rio Jucuruçu, próximo à beira mar. Foi a aldeia de Jucuruçu elevada à categoria de Vila por Carta Régia de 3 de março de 1755, sendo vice-rei D. Luiz Pedro Peregrino de Carvalho Menezes de Ataíde, 10º Conde de Antagônia, que também criou município com o nome de Prado, conforme auto de erecção e criação da vila. Por volta de 1884, a chegada de famílias procedentes de outros municípios motivou o progresso. Construiu-se a Casa da Câmara e abriram-se as primeiras estradas para tropas. O topônimo, vocábulo da língua portuguesa, significa campo coberto de relva.

Prado (BA). Prefeitura. Disponível em: http://www.prado.ba.gov.br/historia. Acesso em: 4 ago. 2019.