História da cidade de Itamaraju

Brasão da cidade de ItamarajuNesta página, você itamarajuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município de Prado. Itamaraju é um pedaço destas terras que no passado pertenceu a Prado. Em 1860, a região habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu, Por volta de 1895, nascia de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 5 de outubro) com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro. Embora fizesse parte do município de Prado, existia uma sociedade particular que o administrava e cobrava aforamento aos seus habitantes. Fazia parte dessa sociedade Virgulino Pereira, Cândido Nascimento, José Guilherme da Rosa, Nestor Camão e outros. A vila de Escondido se impulsionou com o comércio de jacarandá e pelo alto preço do cacau, que proporcionou o surgimento de fazendas, não só de cacau, como também de pecuária.

Itamaraju (BA). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.itamaraju.ba.gov.br/historia. Acesso em: jul. 2017.