História da cidade de Nova Canaã

Brasão da cidade de Nova CanaãNesta página, você canaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nova Canaã Bahia - BA Histórico Não existe nenhum documento que comprove a chegada dos primeiros habitantes do município de Nova Canaã. Segundo testemunho oral, as terras desta região foram ocupadas pelos primeiros moradores a partir de 1904, advindos dos municípios de: Areia (atual Ubaíra), Brejões, Santa Inês, Jequiriçá, Mutuípe, Lavra Diamantina e outros. O primeiro desbravador de uma das regiões deste município foi o Sr. José Antonio Lopes Vieira, cuja região explorada tomou o seu nome, permanecendo-o até hoje. Em 1910, chegou aqui a família Matos, composta dos irmãos: Leovegildo, Bernardino, Sinfônio e Inocêncio Rodrigues de Matos que, com árduo trabalho, começaram a desbravar as matas, abrindo os primeiros claros. Sentindo a necessidade de educar seus filhos, o Sr. Bernardino Rodrigues de Matos, organizou a primeira escola particular na fazenda denominada Floresta. Essa escola, motivou outros fazendeiros da região a fazerem o mesmo. Mais tarde, atendendo à necessidade dos próprios filhos e de outras famílias, foi criado o Instituto Florestal, que teve como diretor o pastor Abílio Pereira Gomes, homem de grande capacidade e cultura. A Vila de Água Fria atraiu muitos moradores de outros municípios, motivados pela lavoura do café e durante muito tempo tornou-se próspera. Sendo a vila de Água Fria situada num local muito montanhoso, sem possibilidade de expandir, em 1940, após entendimentos com representantes políticos do distrito e autoridades locais, resolveu-se transferir o povoado para a fazenda Caldeirão, cujo nome foi mudado para Nova Canaã, nome de origem bíblica que significa 'terra prometida'. Essa transferência fez com que rapidamente prosperasse o comércio, etc. Sua principal cultura era o café e uma pecuária bem desenvolvida. Gentílico: Formação Administrativa Em 1925, forma-se um pequeno povoado que recebe o nome de Água Fria, pertencendo a Poções; e transformando-se depois em distrito por força do Decreto Estadual nº 9.490 de 24 de abril de 1935. Por força da Lei Estadual nº 1.540 de 08/11/1961, publicada no Diário Oficial de 12/11/61, foi emancipado o Município de Nova Canaã, desmembrado do Município de Poções.

Prefeitura Municipal de Nova Canaã; SEI (BA)