História da cidade de Firmino Alves

Brasão da cidade de Firmino AlvesNesta página, você firmino-alvense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Firmino Alves Bahia - BA Histórico A região era primitivamente habitada pelos índios baianans ou paraguaçu. O povoamento do território iniciou-se por volta de 1935, quando Leonel Vieira Lima ali se estabeleceu, instalando uma casa de farinha e iniciando o plantio de mandioca. A partir de 1938, outras famílias também se fixaram no local, formando o povoado Itamirim. O arraial desenvolveu-se em função da agropecuária. Em 1953, criou-se o distrito subordinado ao Município de Ibicaraí. Gentílico: firmino-alvense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Firmino Alves (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do Distrito de Itororó, subordinado ao Município de Ibicaraí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o Distrito de Firmino Alves, figura no Município de Ibicaraí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Firmino Alves, pela Lei Estadual nº 1748, de 27-07-1962, desmembrado de Ibicarái. Sede no antigo Distrito de Firmino Alves. Constituído de 2 distritos: Firmino Alves e Itaiá, ambos desmembrados de Ibicarái. Instalado em 07-04-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Firmino Alves e Itaiá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Confederação Nacional de Municípios; IBGE