História da cidade de Itajuípe

Brasão da cidade de ItajuípeNesta página, você itajuipense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O atual município de Itajuípe tem suas origens na região do Sequeiro do Espinho, que pertencia a Ilhéus e se estendia até o município de Iguaí. O povoamento do território iniciou-se no final do século XIX, com a chegada dos primeiros pioneiros, que iniciaram o desmatamento e a formação de fazendas de cacau. Por volta de 1918, outras famílias se estabeleceram à margem direita do Rio Almada, iniciando o povoado Pirangi. Em 1930, instalou-se uma subprefeitura no arraial de Pirangi, subordinada ao município de Ilhéus. O nome foi alterado em 1943 para Itajuípe, vocábulo tupi que significa rio das pedras. O município foi desmembrado em 1962 para formar o a cidade de Barro Preto.

Itajuípe (BA). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://itajuipe.ba.gov.br. Acesso em: maio 2017.