História da cidade de Itapé

Brasão da cidade de ItapéNesta página, você itapeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

ITAPÉ ? BA O Povoado de Itaúna ? hoje Itapé ? foi fundado em 1930, em terras do sr. Deodézio pelos senhores José Maria, Joaquim Lisboa, Bernardo Andrade, José Liberato, Lúcio Badaró, Hemetério Santana, João Batista, João Pequeno, Galdino Ribeiro, e outros. Em 1934, o Povoado que pertencia ao Município de Itabuna, foi pelo então governador Juracy Magalhães, elevado a categoria de Vila. Em 1942, por decreto do então Presidente Getúlio Vargas, a denominação da Vila foi alterada para Itapé, por existir no estado de Minas Gerais outra Vila com o nome de Itaúna. Em 28 de dezembro de 1961, atraves da Lei n° 1601, Itapé foi desmembrado do município de Itabuna, o seu primeiro prefeito foi Fenelon Santos. O Município tem uma área de 444,8 km2, e limita-se com Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Jussari e Itajú do Colônia.