História da cidade de Tarauacá

Brasão da cidade de TarauacáNesta página, você tarauacaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, às margens dos Rios Tarauacá e Murú. Em virtude da emigração dos nordestinos a partir do ano de 1877, intensificou-se a exploração das terras do município. Em 1889 um grupo de imigrantes chega a confluência do rio Murú com o Tarauacá, fundando aí o seringal Foz do Murú, que em breve cresceu de importância uma vez que era aí o ponto de partida para as explorações dos altos rios. O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data do ano de 1890, quando fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o 'Foz do Murú' ponto de partida para novas explorações. Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 1903, as terras do município passam a integrar o território nacional.

Prefeitura Municipal http://www.tarauaca.ac.gov.br