História da cidade de Cariri do Tocantins

Brasão da cidade de Cariri do TocantinsNesta página, você caririense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Cariri do Tocantins Tocantins - TO Histórico Segundo informações das primeiras famílias, por volta da década de 1950 chegou com sua família à região Sebastião Rodrigues Nepomuceno, conhecido por Carriri, e construiu sua morada, uma casa com paredes de pau-a-pique coberta com palha. Contam, a viúva e toda a família de Sebastião Cariri, que somente eles habitavam o local e que por não encontrarem meios de sobrevivência foram para o Pará. Ao retornarem depois de dois anos, encontraram o lugar habitado pelos Poncianos que também construíram suas casas, por volta de 1960. Segundo os Poncianos, foram João Bandeira e Paulo Coroneiro que tiveram a idéia de iniciar uma povoação. No início um pequeno aglomerado humano, mas que foi crescendo pouco a pouco, tomando um aspecto de povoado, principalmente com a construção da Belém - Brasília, BR-153, hoje Avenida Bernardo Sayão que divide a cidade ao meio. Seu nome tem origem no apelido de Sebastião Rodrigues Nepomuceno, o Carriri, seu fundador. O complemento 'do Tocantins' foi adotado para diferenciar de Cariri, cidade do Ceará, já existente na data de criação do município. Gentílico: carirense Formação Administrativa Cariri tornou-se distrito pertencente a Gurupi, condição que permaneceu até o início de 1991. Em 20 de fevereiro de 1991, em conformidade com a Lei nº 251, foi criado o município de Cariri, instalado em 1° de janeiro de 1993.