História da cidade de Axixá do Tocantins

Brasão da cidade de Axixá do TocantinsNesta página, você axixaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Axixá do Tocantins Tocantins — TO Histórico O Município de Axixá está situado no vale do Tocantins, na zona de influência da rodovia Transamazônica. O povoado teve início em 1953. Os primeiros moradores se dedicaram à exploração de amêndoas de babaçu e peles de animais silvestres. A fertilidade do solo e a abundância de caça, associados à grande incidência de babaçu, foram os fatores determinantes do rápido povoamento da região. A origem do nome deve-se à existência, na região, de grande quantidade de árvores, bastante altas, de frutos avermelhados, oleaginosos, denominados axixá. O município foi emancipado em 1963, desmembrando-se de Itaguatins. O novo município foi instalado em 1º de janeiro de 1964. Formção Adminstrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Axixá do Goiás, pela Lei Estadual nº 4682, de 14-10-1963, desmembrado de Itaguatins. Sede no atual distrito de Axixá do Tocantins. Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1964. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1-VII-1983. Pelo Decreto Legislativo nº 1, de 01-01-1989, art. nº 4, do Diário Oficial do Estado do Tocantins, o município de Axixá do Goiás para Axixá do Tocantins. Em divisão territorial datada de 1991, o município já denominado Axixá do Tocantins é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007. Alteração toponímica municipal Axixá do Goiás para Axixá do Tocantins, alterado pelo Decreto Legislativo nº 1, de 01-01-1989, do Diário Oficial do Estado do Tocantins.