Logotipo Prefeitura Prefeituras

Tudo que você precisa saber da prefeitura da sua cidade está aqui

Você está aqui:

História da cidade de São José do Rio Pardo

Brasão da cidade de São José do Rio PardoNesta página, você rio-pardense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O coronel Antônio Marçal Nogueira de Barros, proprietário de vasto território na região, em 1870, congregou os fazendeiros locais para a construção de uma pousada no caminho entre Caconde e Casa Branca, junto ao rio Pardo. No mesmo ano, foi construída uma capela sob a invocação de São José. Ao redor da capela formou-se um povoado, no território de Casa Branca, que os antigos chamavam de Cabeceiras do rio Pardo. O progresso justificou a criação, em 1874, da freguesia de São José do Rio Pardo (distrito), sendo anexada ao município de Caconde. Novamente incorporado ao município de Casa Branca, foi em 1885, elevado à categoria de município, instalado no ano seguinte. Os riopardenses, liderados pelos políticos republicanos da época, foram os primeiros a romperem os laços com a monarquia, antes mesmo do advento da República. O movimento foi dominado pelo Presidente da Província, mas, em 1891, já no período republicano, o Governador do Estado, Américo Brasiliense cognominou a localidade de ?Cidade Livre do Rio Pardo?. Esta denominação foi, mais tarde, abandonada, voltando a São José do Rio Pardo. Além da sua vocação republicana, outro fato histórico de destaque é o da acolhida a Euclides da Cunha, onde escreveu a obra ?Os Sertões?.

Fonte

São José do Rio Pardo (SP). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 30. p. 182-188. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_29.pdf. Acesso em: jan. 2016.

Prefeituras.info - Todos os direitos reservados 2024