História da cidade de Populina

Brasão da cidade de PopulinaNesta página, você populinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Populina São Paulo - SP Histórico Seu início se deu no ano de 1915, com a chegada da primeira família, a do Sr. Antonio Alves de Oliveira seguida pela do Sr. Jonas Gonçalves de Menezes, que com o correr dos anos se uniram pelo casamento de seus filhos Antonio de Menezes e Laurenciana de Jesus. Após 28 anos chegaram nesta região o Sr. Lesbino de Souza Alkimin, vindo em seguida os senhores Antonio Augusto Ribeiro Filho, responsável pelo traçado geográfico; Antonio Augusto Fernandes; e Antonio Custódio Alves, que deram todo o apoio ao Sr. Lesbino à formação da vila, conhecida por Populina. Tal denominação tem origem latina, significando: populis - povo; lina - pequena (pequeno povo), mas seu sentido real é reunião de povos, foi conferido ao povoado pelo Sr. Antonio Fernandes. No ano de 1946, construíram uma capela e organizaram a primeira festa em louvor a São João Baptista, que ficou sendo o padroeiro do lugar. Nessa festa, vieram missionários capuchinhos, que realizaram cerimônias religiosas e o casamento do Sr. Lesbino de Souza Alkimin com a Sra. Maria Barboza de Souza Alkimin, que eram casados somente em cartório. Gentílico: Formação Administrativa A vila foi desenvolvida, passando a Distrito de Paz de Populina, criada no Município de Estrela D'Oeste, comarca de Fernandópolis, com sede no povoado de igual nome e com território desmembrado da sede do Município de Estrela D?Oeste, pela Lei nº 2.454, de 30.12.52 e posto em prática em 01.01.53. No dia 1º de janeiro de 1960 foi instalado o Município de Populina, criado pela Lei nº 5.285 de 18/02/59.

IBGE; Arquivos Municipais