História da cidade de Areias

Brasão da cidade de AreiasNesta página, você areiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Areias inicialmente foi Freguesia, criada em janeiro de 1748 com o nome de Santana da Paraíba Nova, que servia de pouso para os tropeiros que de São Paulo e Minas Gerais, iam para o Rio de Janeiro. Os fundadores eram moradores de Resende, destacando-se entre eles o Padre Joaquim José da Silva e o Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva. São considerados como seus primeiros povoadores Joaquim Lopes Guimarães, Bento Leme de Camargo, João Ferreira de Souza, Joaquim de Siqueira e Mota e Antonio de Vilas Boas e Silva. Em 1801, ganhou a denominação de Distrito de Paz. Em 28 de novembro de 1816, a pedido dos moradores, D. João VI concedeu o título de Vila com o nome de Vila de São Miguel das Areias, constituindo-se o único município paulista por ordenação deste Monarca, no entanto, substituiu a padroeira para São Miguel, em homenagem a seu filho, D. Miguel, muito embora o povo continuasse venerando e comemorando Santana. Elevada à categoria de cidade em 24 de março de 1857, passando a denominar-se Areias. No ano de 1838, a cidade de Areias pioneira na plantação de café chegava a produzir 100 mil arrobas tendo anexado ao seu território as Freguesias de São Bom Jesus de Bananal, São José do Barreiro e São João Batista de Queluz, que respectivamente se separaram de Areias em 1832, 1859 e 1842. A cidade chegou a ser anexada à província do Rio de Janeiro durante a Revolução de 1842, mas já em 1843 retornava a condição de cidade do estado de São Paulo. Apresentava também dois jornais: O Areiense e o Mosquito, que podemos encontrar anúncios, cujo conteúdo nos mostra certos aspectos do dia-a-dia. Em 1857 foi alçada a Comarca que sediou no prédio erguido no ano de 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores e Cadeia, local onde o escritor Monteiro Lobato exerceu o cargo de Promotor Público do ano de 1907 a 1911. O casario colonial da cidade revela sua pujança no século XIX, sendo de grande destaque a antiga Casa da Câmara e Cadeia e atual Casa da Cultura, a Igreja Matriz Senhora Sant?Ana cuja construção iniciou-se em 1792 e finalizou-se em 1874, o Hotel Solar Imperial que foi erguido em 1798 pelo Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva e em agosto de 1822 serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual proclamaria a Independência do Brasil e as belas fazendas históricas. No início do século XX com a decadência do café, os fazendeiros com suas fazendas hipotecadas mudaram-se para outros pontos do Estado, e com isso a Areias foi perdendo sua opulência de cidade progressista. O topônimo Areias deriva do tupi ?haie?, que significa atalho.

Areias (SP). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.areias.sp.gov.br/historia/. Acesso em: abr. 2017.