História da cidade de Nossa Senhora das Dores

Brasão da cidade de Nossa Senhora das DoresNesta página, você dorense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nossa Senhora das Dores Sergipe- SE Histórico No dia 4 de outubro de 1604, o capitão-mor Nicolau Felipe de Vasconcelos concedeu a Pero Novais de Sampaio, através de Carta de Sesmaria, duas léguas de terra em quadra 'para pastorar seus 'gados e criações'. Essas terras iam do Outeiro das Piranhas a Enforcados, do lado do poente, ao longo do rio Sergipe 'donde se encontravam terras devolutas e que nunca tinham sido povoadas de brancos'. Segundo Laudelino Freire, o povoado, no início, chamou-se Enforcados, em virtude de ali terem sido sacrificados alguns gentios que habitavam a região. Com a chegada de um religioso, pregador da Santa Missão, o topônimo foi mudado para Nossa Senhora das Dores. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora das Dores, pela resolução provicnial nº 491, de 28-04-1858. Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora das Dores, pela reslução provincial nº 555, de 11-06-1859, desmembra dos municípios de Capela e Divina Pastora. Sede no atual direito de Nossa Senhora das Dores. Constituído do distrito sede. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído do distrito sede. Elevado à condição de cidade com a denominação de Nossa Senhora das Dores, pela lei estadual nº 795, de 23-10-1920. Em divisão administrativa referente ao ano de 1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE