História da cidade de São Lourenço do Oeste

Brasão da cidade de São Lourenço do OesteNesta página, você lourencense ou lourenciano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São Lourenço do Oeste Santa Catarina - SC Histórico: Os primeiros imigrantes, a maioria de origem italiana e alemã, instalaram-se no Município em 1948, vindos de diversas partes do Estado de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná. O primeiro nome desta localidade foi Catanduva, devido a um tipo de vegetação com o mesmo nome. A efetiva colonização ocorreu na década de 1950. Ocasião em que pertencia a Chapecó e cuja denominação mudou-se para Bracatinga. Essa colonização foi efetuada pela Empresa Colonizadora Saudades Ltda., com sede em Chapecó, tendo instalado a primeira indústria da região, uma serraria. Em 1951, a localidade passou à categoria de distrito e recebeu o nome de São Lourenço. Quando foi criado o Município, em 1958, passou a denominar-se São Lourenço do Oeste. Gentílico: lourenciano ou lourencense Formação Administrativa: Distrito criado com a denominação de São Lourenço, ex-povoado, pela lei municipal nº 23, de 22-08-1951, desmembrado do distrito de Campo Erê, subordinado ao município de Chapecó. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de São Lourenço permanece ao município de Chapecó. Elevado à categoria de município com a denominação de São Lourenço do Oeste, pela lei estadual nº 348, de 21-VI-1958, desmembrado de Chapecó. Sede no atual distrito de São Lourenço do Oeste ex-São Lourenço. Constituído de distrito sede. Instalado em 26-07-1958. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 755, de 26-09-1961, São Carlos os distritos de Leoberto Leal, Novo Horizonte e Presidente Juscelino. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: São Lourenço do Oeste, Leoberto Leal, Novo Horizonte e Presidente Juscelino. Pela lei estadual nº 5402, de 30-11-1977, o distrito de Leoberto Leal passou a denominar-se Frederico Wastner. Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 4 distritos: São Lourenço, Frederico Wastner, Novo Horizonte e Presidente Juscelino. Pela lei estadual nº 8530, de 09-01-1992, desmembra do município de São Lourenço do Oeste, o distrito de Novo Horizonte. Elevado à categoria de município. Através da lei municipal nº 744, de 25-05-1992, é criado o distrito de São Roque e anexado ao município de São Lourenço do Oeste. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: São Lourenço do Oeste, Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

IBGE