História da cidade de Otacílio Costa

Brasão da cidade de Otacílio CostaNesta página, você otaciliense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O Município de Otacílio Costa, originou-se de desmembramento do município mãe, Lages. Na antiga estrada que ligava Lages a Curitibanos foi erguido um galpão para pernoite e descanso de tropeiros. O local ficou conhecido como 'Encruzilhada'. Mais tarde, a existência de um botequim, sempre pintado de branco, deu origem ao nome de Casa Branca. Com a chegada de Fazendeiros e a aquisição de grandes áreas de terras, a região evoluiu rapidamente. N entanto, a maioria das propriedades eram de Otacílio Vieira da Costa, político militante que atuou na vida pública desde os 16 anos. A localidade passou à categoria de Distrito em 1959, por proposta do vereador Dorvalino Furtado. Nesse momento recebeu a denominação de Otacílio Costa, em homenagem ao ilustre político. Pela lei 6.059 de 10 de maio de 1982, foi criado o município de Otacílio Costa, desmembrado de Lages. O município possui a maior densidade de florestas exóticas do País (pinus). A economia é sustentada pela indústria do papel.

AMURES - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA.