História da cidade de Lindóia do Sul

Brasão da cidade de Lindóia do SulNesta página, você lindoiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Lindóia do Sul Santa Catarina — SC Histórico Em 1940, um grupo de imigrantes italianos chegou à região onde se localiza o município de Lindóia do Sul em busca de terras férteis para plantar. Ao avistarem o Rio Engano, em forma de serpente, entre as matas verdejantes do vale, os desbravadores teriam exclamado: ″Lindo! Olha!″ — daí o nome da cidade. A região tinha madeira abundante e a sua extração, ao lado da agricultura, tornou-se a principal atividade econômica à época. Lindóia do Sul foi distrito de Concórdia e emancipou-se em 1990. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Lindóia ex-localidade, desmembrado do distrito de Ipumirim, subordinado no município de Concórdia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Lindóia figura no município de Concórdia. Elevado à categoria de município com a denominação de Lindóia do Sul, pela Lei Estadual n.º 7.578, de 26-04-1989, desmembrado de Concórdia e Irani. Sede no antigo distrito de Lindóia atual Lindóia do Sul. Constituído do distrito sede. Formado com área do distrito de Lindóia e da localidade de Costa da Anta do município Irani. Instalado em 01-01-1990. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001. Alteração Toponímica Distrital Lindóia para Lindóia do Sul alterado, pela Lei Estadual n.º 7.578, de 26-04-1989.