História da cidade de Vicente Dutra

Brasão da cidade de Vicente DutraNesta página, você dutrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1912, João do Prado, político - revolucionário Maragato, perseguido por seus inimigos na região de Palmeira das Missões, refugiou-se nas sertanias em direção ao Rio Uruguai. Foi por coincidência que fez paragem e montou acampamento nas proximidades das fontes de águas diferentes por serem quentes e salgadas que formaram extensão banhado com um lodo preto com cheiro de enxofre. Chamou-lhe a atenção a presença de animais selvagens e de bandos de milhares de aves que vinham da floresta para ali beber daquela água e muitos deles degustar o lodo preto. Seus conhecimentos permitiram entender que se tratava de uma descoberta de águas termo-minerais. Tratando de divulgar a descoberta, não demorou para que os caçadores e pescadores vindos de outras regiões, abrissem 'picadas' que servissem de caminhos até o nostálgico e palpitante local. As fontes atraíram os primeiros moradores que deram inicio à colonização e à povoação. Tanto as fontes quanto o povoado, levaram o nome de seu descobridor (Fontes do Prado - Águas do Prado - Vila Prado - Novo Prado). A cidade se tornou com o nome de Vicente Dutra, em homenagem médico pioneiro na região e primeiro Prefeito de Irai, ao qual a cidade pertencia antes da emancipação.

Vicente Dutra (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.vicentedutra.famurs.com.br. Acesso em: maio 2011.