História da cidade de São Valério do Sul

Brasão da cidade de São Valério do SulNesta página, você são-valerense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Segundo contam os moradores, São Valério recebeu este nome em homenagem a um imigrante chamado Valério, que chegou na localidade e se estabeleceu na nascente do Lajeado Valério. Suas terras faziam divisa com o mesmo Lajeado. Depois de Valério, vieram muitas outras famílias imigrantes ali residir tais como: Inocêncio Machado, Antônio Carvalho, Manuel Quirino, Eri Lucas, Maria Natália, Luiz Pizzani, Chico Linhar, Pedro Kondra, Gabriel Gardenal, Luiz Constâncio Rodrigues e Leonardo Katsmareck. A região era de matas nativas povoadas de erva-mate, também habitada pelos índios Kain-Gang, concentrados na reserva Indígena do Inhacorá.  A extração da erva-mate foi a primeira atividade econômica o que permitiu a entrada de colonizadores. Em torno de 1921, demarcada a reserva Indígena do Inhacorá, foi também feita a demarcação dos lotes agrários da secção Coroados. A reserva indígena sofreu redução e nova demarcação de 164 lotes rurais e da vila Coroados, foram feitas em 1963. Os índios tiveram que transferir seu toldo para as margens do Rio Bonito, próximo a uma cascata, onde hoje se localiza o Toldo Indígena do Inhacorá. Parte da área indígena foi ocupada pela Estação Fitotécnica do Estado.

São Valério do Sul (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.saovaleriodosul.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.