História da cidade de São Martinho da Serra

Brasão da cidade de São Martinho da SerraNesta página, você martinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A origem de seu nome é uma homenagem ao Forte 'San martin', da Coroa Espanhola, que com o tratado Sto. Ildefonso passou à Coroa Portuguesa. Surge na história como acampamentos indígenas missioneiros, militares, tropeiros e carreteiros, viajantes da época. Os índios assim o denominavam: Caá-rô-quê, que quer dizer, 'Porteira do Mato'. Caá - guapí - ro - quê, que quer dizer 'Porteria Grande do Mato'. Caá - yura, que significa 'Boca' o que justifica a origem indígena. Os espanhóis denominavam de São Martinho de Cima da Serra. Os primeiros homens brancos a pisarem este chão foram os jesuítas, no ano de 1626, quando fundaram a redução de São Miguel (espanhola, Padres Pedro Romero, Paulo Benevides, Miguel Bertol e Cristóvão de Mendonza, trouxeram os primeiros bovinos cabendo ao padre Mendonza o título de Patrono das Estâncias Gaúchas. Em seguida o gado procriou-se rapidamente formando as vacarias e despertando o interesse do centro do Brasil que sofria a queda do ciclo da cana-de-açúcar, ouro e café, fazendo surgir ciclo dos tropeiros, bandeirantes do centro do país incursionaram nesse território, na procura de ouro, caça de índios para escravizá-los e também para arrebanhar gado no farto rebanho do sul. Em 22 de março de 1756, a Comissão demarcadora de limites comanda por Gomes Freire de Andrade chega no município e no dia seguinte inicia a abertura de uma picada ligando os campos de cima da serra os do litoral, tornando São Martinbo ponto obrigatório de passagem e pousada das expedições militares da época, tropas, carreteiros viajantes que se alternavam das missões para fronteira e vice-versa.

IBGE E CONF.NACIONAL DE MUNICIPIOS