História da cidade de Santa Tereza

Brasão da cidade de Santa TerezaNesta página, você santa-terezense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A colonização da área que hoje ocupa Santa Tereza começou em 1885, por imigrantes italianos e poloneses que se instala­ram às margens do Rio Taquari, na Linha José Júlio. O município se encontra em um dos mais importantes núcleos de imigração italiana do Brasil; elementos dessa cultura estão são visíveis na arquitetura local, frequentemente comparada à das aldeias do norte da Itália. À época da imigração, o transporte era feito por balsas pelo Rio Taquari, então a única ligação da localidade com outros municípios e com a capital do estado. Através desses contatos, fez-se presente a in­fluência porto-alegrense, tanto na economia como na grandiosa arquitetura em alvenaria. O desenvolvimento da vila deveu-se ao trabalho dos seus filhos e ao de ilustres visitantes que se colocaram à disposição da comunidade. O nome dado à localidade, e mantido quando da emancipação do município, surgiu como expressão de gratidão e amor do engenheiro-chefe da colonização, Joaquim Rodrigues Antunes, pela sua esposa Tereza.

SANTA TEREZA (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.santatere­za.rs.gov.br/index.php?site=historico.php. Acesso em: 10 ago. 2017.