História da cidade de Portão

Brasão da cidade de PortãoNesta página, você portanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Com a extinção das missões jesuíticas em 1750, o Rio Grande do Sul foi dividido em grandes fazendas que foram entregues a famílias de militares ou amigos do Imperador, visando ocupar território, e com isso proteger as fronteiras. No final de 1788, algumas destas fazendas, no vale do Rio dos Sinos, foram desapropriadas para a implantação da Real Feitoria do Linho Cânhamo, estatal portuguesa destinado à produção de fibras para cordas e velas de navios. No início de 1789, foi construído um portão junto à margem esquerda do Arroio Correa, divisa natural com o Rincão do Cascalho, bloqueando a estrada (mais tarde Estrada Júlio de Castilhos) que ligava Porto Alegre ao centro do estado. A Feitoria faliu e em suas terras foi feito o primeiro assentamento de imigrantes alemães em 1824. Este Portão que existiu por muitos anos, mudou o nome do Arroio, deu nome ao povoado que surgiu ao longo da estrada, à Estação de trem (hoje desativada) e ao bairro que se formou em sua volta. Os imigrantes alemães compraram terras e transformaram as fazendas em minifúndios. O comércio foi fortalecido, assim como a indústria do couro teve incremento com a chegada dos curtumes.

Portão (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.portao.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.