História da cidade de Pareci Novo

Brasão da cidade de Pareci NovoNesta página, você pareciense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 27 de agosto de 1801 os irmãos Teixeira, José Inácio e João Inácio, de Porto Alegre, compram a fazenda Pareci do tenente Joaquim Ancleto de Azevedo. Por herança a fazenda passou para José Inácio Teixeira Júnior (Juca Inácio), que construiu em Pareci Novo uma grande casa na confluência do Arroio Maratá com o Rio Caí. A propriedade de terras ao redor do seminário de Pareci foi vendida aos jesuítas por Jacó Ely. Em 1992, foi adquirida por Delmar Fell, atual proprietário. O nome Pareci origina-se de um índio vindo do Mato Grosso para a região quanto tinha entre 9 e 10 anos. Era descendente da tribo dos Parecis.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: maio 2011.